A influência da Moda no Brasil

quarta-feira, abril 28, 2010

E assim começou...

O calor beirava os 40 graus. As ruas eram ‘‘pavimentadas’’ com lama e pedregulho. De um lado, as índias passeavam com suas ‘‘vergonhas’’ à mostra. Do outro, senhoras de fino trato desfilavam com seus pesadíssimos e acalorados vestidos europeus. Isso foi a muito tempo, 500 anos atrás, quando o Brasil, recém-descoberto, descobria também a moda.
A história do vestuário nacional confunde-se com a própria memória da vida privada do país. Afinal, as roupas fazem parte dos costumes e da cultura, e o estilo é o reflexo de uma época.


De 1500 a 1550
A Europa ditava a moda da colônia portuguesa recém-descoberta. Mesmo sob o forte calor tropical, as mulheres usavam pesados vestidos de veludo.Seda, tafetá e brocados também faziam parte do vestuário, pois indicavam poder econômico. Os decotes eram generosos: o formato quadrado e o apertado espartilho, garantiam o destaque dos seios e a cinturinha fina(usado por muitas até hoje).

 


Homens usam roupas mais pesadas na parte superior do corpo, era um tipo de jaqueta pesada, com uma saia que ficava na região das pernas, até os joelhos,sapatos com pontas para cima, e uma grande variedade de chapéus.




De 1551 a 1600
O estilo elizabetano levou para o vestuário o rococó da corte inglesa,muitos bordados, laços, enfeites de ouro, pedras incrustadas,assim também para os homens . As saias eram largas, recheadas por várias armações, e as mangas fofinhas. Preto, vinho e vermelho eram as cores da moda, sempre incrementadas por detalhes dourados.





De 1601 a 1650
As brasileiras passaram a se vestir como as princesas das famílias reais européias. Vestidos tinham meia cauda e eram confeccionados em cetim bordado a ouro. O corpete continuava sufocando os troncos femininos, destacados pelo decote quadrado. Um estilo imponente.





De 1651 a 1700
Os vestidos ficaram mais curtos na frente e com cintura melhor definida. A grande novidade eram os adereços para os cabelos, umas estranhas armações que deixavam a cabeleira volumosa, e as longas e volumosas perucas bastante usadas no vestuário masculino.

 

De 1701 a 1750
Nesta época, as roupas estiveram mais femininas do que nunca. Além dos seios e da cintura, os quadris eram destacados com uma armação chamada de ‘‘anquinha’’. Meias e luvas brancas faziam parte do vestuário, que incluía também arranjos mais discretos para o cabelo das mulheres.









De 1751 a 1800
A moda fica mais discreta. Os excessos das décadas anteriores vão sendo eliminados pouco a pouco. Vestidos menos rodados mangas menos fofas, fim da ‘‘anquinha’’, calçados com salto mais baixo. Os penteados imensos diminuem, assim como as perucas.





De 1801 a 1850

Pouco se muda na história do vestuário. As roupas e sapatos continuam nos mesmos padrões do século anterior, mas dois elementos são agregados ao guarda-roupa: peles de animais e os sensuais xales, que ‘‘fingiam’’ cobrir decotes generosos.




De 1851 a 1900
No Brasil do Império e da República, a moda não era mais britânica. Paris, sim, passou a ser a bola da vez. Nos navios que desembarcavam por aqui, chegavam tecidos, figurinos e revistas da França. Pela primeira vez, os modelitos estrangeiros são adaptados ao nosso clima,e se tornam mais leves. Em 1870, Bartholomeu Thimonnier inventa a máquina de costura. Uma década depois as tinturas artificiais são descobertas, colorindo os tecidos antes pálidos.






1900
A carência de matéria-prima durante a guerra impulsionou a indústria têxtil, que começou a buscar soluções para substituir os tecidos importados. Como a mulher passa a fazer parte do mercado de trabalho, as roupas ficam mais práticas, as saias ficam mais curtas e os costumes ganham cortes masculinos, e assim a moda da época fica sendo os tailleurs (para os homens e mulheres).






Década de 10
A está cansada de tantas restrições. A alegria impera e com ela, a moda ganha um frescor repentino com a criação do novo look,que estabelece uma mulher glamorosa e sofisticada. Era a volta da moda feminina bastante elegante. Espartilhos mas apertados que antes,voltam a ser a bola da vez entre as mulheres,cuja maior característica era a extrema valorização do busto e do traseiro.O vestuário masculino era simples e sério.







A partir de 1910, os modos de se vestir, mudam bastante década após década, todas bastantes distintas umas das outras.




Década de 20
Abandonando novamente o uso excessivo dos espartilhos, a mulher começava a ter mais liberdade e já se permitia mostrar as pernas, e usar maquilagem. Os olhos eram bem marcados, as sobrancelhas tiradas e delineadas a lápis. A silhueta dos anos 20 era tubular, com os vestidos mais curtos, leves e elegantes. A mulher sensual era aquela sem curvas, seios e quadris pequenos,e cabelos curtíssimos, pois atenção estava toda voltada aos tornozelos.O chapéu,e acessórios para o cabelo até então eram obrigatórios.











Década de 30
Após duas décadas de euforia, a alegria dos "anos loucos" chegou ao fim com a crise de 1929.Os anos 30 redescobriram as formas do corpo da mulher através de uma elegância refinada, sem grandes ousadias. As saias ficaram longas e os vestidos eram justos e retos. A mulher dessa época devia ser magra, bronzeada e esportiva.Um acessório que se tornou moda nos anos 30 foram os óculos escuros.





Década de 40
No final dos anos 30, com a aproximação da Segunda Guerra Mundial, as roupas já apresentavam uma linha militar, assim como algumas peças já se preparavam para dias difíceis.As jaquetas tinham ombros acolchoados e cinturões. Os tecidos eram pesados e resistentes. As saias eram mais curtas, com pregas finas ou franzidas. Os cabelos já são mais longos, e com a dificuldade em encontrar cabeleireiros, os grampos eram usados para prendê-los e formar cachos,e a maquiagem já é mais restrita,em alta somente o batom.






Década de 50
Com o fim dos anos de guerra e do racionamento de tecidos, a mulher dos anos 50 se tornou mais feminina. Metros e metros de tecido eram gastos para confeccionar um vestido, bem amplo e na altura dos tornozelos. A cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias. A televisão e o cinema influenciam os jovens, que passam a usar blusões de couro, topetes, camisas coloridas, calças justas. Para as mulheres, vestidos bem rodados, casaquinhos e sapatilhas.







Década de 60
As moças bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas e atacavam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade. Na moda, a grande vedete dos anos 60 foi, sem dúvida, a minissaia. O unissex ganhou força com os jeans e as camisas sem gola. Pela primeira vez, a mulher ousava se vestir com roupas tradicionalmente masculinas, e o cabelo curtíssimo era o auge novamente.










Década de 70
O estilo dos anos 70 são calças enormes boca de sino, tachinhas, bordado e muito brilho. As calças de cintura baixa, com cintos largos. Estampas florais ou psicodélicas. As roupas artesanais também eram muito usadas. Saias longas estampadas, estilo cigana. Botas de camurça e sandálias de plataforma.










Década de 80
Os anos 80 foi uma década onde o exagero e a ostentação foram marcas registradas.Cintura alta e ombros marcados por ombreiras foi a silhueta de toda a década, cores vibrantes, tons fortes e fluorescentes. Acessórios, o tamanho era sinônimo de atualidade, então quanto maior melhor. Nos cabelos a moda era, "molhado" e topetes altos.






Década de 90
É o auge da androginia. Ternos, blazeres, calças retas fazem a brincadeira menino/menina. Surgem as supertops, modelos cotadíssimas que, com seus corpos esguios e muito magros, influenciam a estética.




Século 21
Por falta de imaginação, o século apresenta uma mistura geral. Peças de todas as décadas, são reintegradas ao vestuário. Influências das décadas passadas, anos 70 e 80 totalmente revisitados. A moda nunca foi tão democrática quanto agora.